CURSO DE AUTOCAD 2010 E AUTOCAD 2010 3D

CURSO DE AUTOCAD 2010 E AUTOCAD 2010 3D

Artigos

Boas práticas de desenho

Use o bom senso. Vou colocar adiante os três pontos que abordam alguns erros que podem ser cometidos em um desenho feito no AutoCAD.

Uso incorreto de layers, ou em casos piores não usar. Use sempre, de forma coerente. Se você vai definir uma layer para blocos de concreto, dê o nome para algo como ?blocos de concreto? ou ?blocos-concreto? ao invés de ?bloconc?, ou pior ainda ?layer1?, ?layer2?? Use nomes amigáveis, você até pode abreviar, mas pense se serão identificados facilmente. Evite desenhar usando apenas cores, isto significa que aquela lista de cores que apresenta ?red?, ?yellow? e demais cores, deve estar em ?bylayer?, do contrário você pode dificultar a vida de quem precisar alterar padrões de layers e cores do seu desenho, ou até mesmo você pode precisar disto.
Alteração do tamanho do desenho com scale. Não altere escala de partes do desenho com o comando scale do AutoCAD, exceto se isto for justificável, como nos casos de detalhes ampliados sem escala ou partes do desenho que não precisam ter uma escala. Se o seu desenho tem partes com escalas diferentes, use layouts do AutoCAD, conhecidos também como paper space como eram chamados até o AutoCAD R14. Mais adiante neste artigo tem indicações de material para trabalhar com layouts.
Respeite a unidade de medida. 1 no AutoCAD pode representar o que você quiser, pode ser 1cm, 1m ou 1mm, dependendo isto da unidade que vai desenhar. O habitual é usar metros ou centímetros para desenhos civis e milímetros para desenhos mecânicos. Este terceiro ponto é um reforço para o item 2 anterior. O desenho deve estar sempre 1 por 1 (1 = 1m, 1 = 1cm ou 1 = 1mm).
Não há (até o momento desta publicação) uma norma oficial como a ABNT, que estabeleça o uso de layers ou padrões de desenhos em CAD, mas existem propostas de padronização. Veja este manual de referencia para padronização de projetos em CAD, baseado nos mesmos conceitos da asbea, além de sugerir questões de layers, aborda a padronização de nomenclaturas de projetos, é uma boa referencia. Sobretudo se seus projetos são compartilhados entre diversos desenhistas, é altamente indicado que tenham um padrão pré-estabelecido.