CURSO DE AUTOCAD 2010 e AUTOCAD 2010 3D

CURSO DE AUTOCAD 2010 e AUTOCAD 2010 3D

Artigos

Como Plotar um Desenho em Escala no AutoCAD

Uma das maiores dificuldades para quem esta começando a trabalhar com o AutoCAD é conseguir plotar desenhos em escala. Isto ocorre principalmente pela falta de conhecimento sobre as unidades de medida do AutoCAD e sobre as opções disponíveis na seção plot scale da janela de plotagem. Nesta postagem iremos aprender sobre as unidades de desenho do AutoCAD e como convertê-las em um tamanho desejado no papel.

Primeiramente devemos clicar no ícone plot , fazendo isso abrirá uma janela como mostra a figura abaixo. Esta janela é onde são feitas as configurações de plotagem no AutoCAD. Para fazer a plotagem devemos selecionar uma impressora ou um formato de arquivo de saída, esta escolha deve ser feita na opção name da seção printer/plotter, podemos escolher entre as impressoras instaladas no computador ou arquivos de saída como .PDF ou .JPEG. Depois da escolha da impressora é hora de escolher o tamanho do papel na seção paper size e selecionar o desenho na seção plot área. Para fazer a seleção do desenho o ideal é deixar a opção window marcada (como mostra a figura abaixo) e depois clicar no botão window que irá aparecer e selecionar a área do desenho a ser plotada. Além da seleção do desenho vamos marcar a opção center the plot para centralizar o desenho no papel.
Agora falando sobre escalas, a seção plot scale é onde iremos configurar o tamanho que a nossa plotagem terá no papel, para isso devemos entender o conceito de unidades de desenho do AutoCAD. "Mas o que é uma unidade de desenho?" A definição de unidade de desenho é muito simples, ao fazer uma linha e digitar como distância o valor "1" estamos criando uma linha com uma unidade de desenho, ao fazer uma linha com o valor "10" estamos criando uma linha com 10 unidades de desenho e assim sucessivamente. É importante entender que quando desenhamos no AutoCAD trabalhamos com unidades de desenho e não unidades métricas, somente na hora de plotar o desenho iremos transformar estas unidades de desenho em metros, centímetros ou milímetros de acordo com a escala desejada.
Agora vamos tratar de escalas e transformação de unidades de desenho em unidades métricas. Para fazer estas converções vamos entender primeiramente a seção plot scale apresentada na figura a seguir. A caixinha fit to paper serve para ajustar todo o desenho ao tamanho do papel, marcando esta caixinha o desenho irá se ajustar ao tamanho do papel e ficará sem escala nenhuma. A segunda opção que inicialmente esta definida como custom serve para a escolha de algumas escalas pré-definidas. O mais importante para nós são as próximas opções, note que existem, 2 caixas disponíveis para colocarmos valores, vamos começar pela segunda caixa que encontra-se na parte inferior, note que no lado direito desta caixa encontra-se a palavra unit que significa unidade de desenho, nesta caixa iremos digitar o valor da unidade de desenho que queremos representar. Na primeira caixinha que encontra-se abaixo da opção scale iremos colocar quanto irá valer as unidades de desenho digitadas na caixinha abaixo no papel.
Para tornar mais fácil o entendimento vamos ver um exemplo. Vamos plotar uma linha criada digitando-se o valor "1" como distância. Este valor corresponde a uma unidade de desenho, se queremos plotar esta linha com um tamanho de 1 centímetro no papel devemos colocar 10 mm na caixa de texto superior, agora se queremos que esta linha tenha 2 centímetros no papel devemos colocar 20 mm na caixa de texto superior, como mostra a figura acima. Pensando em escalas, se atribuirmos a esta linha o valor de 1 metro no desenho do AutoCAD, podemos dizer que o primeiro exemplo esta na escala 1/100 e o segundo exemplo esta na escala 1/50. Pode ser fácil usar uma referência na hora de plotar, como uma porta por exemplo, esta porta tem 80cm em escala real, para representarmos ela no papel na escala 1/50 devemos plotá-la com 1,6 centimetros.